A Educação Infantil no Grupo Miudinho Segmento tem como principal objetivo auxiliar a criança pequena a adquirir certas atitudes, hábitos e conhecimentos que favoreçam a conquista de sua autonomia.

Navegue pelo menu e saiba mais:

  • MINIMATERNAL
  • MATERNAL
  • INFANTIL I
  • INFANTIL II
  • AULAS EXTRAS

Navegue pelo menu e saiba mais:

  • ARTE
  • CONTOS
  • FOLCLORE
  • NATAÇÃO
  • INGLÊS
  • DANÇA
  • MÚSICA
  • EDUCAÇÃO FÍSICA
  • FUTEBOL
Aulas Extras – Educação Infantil
Aulas Extras – Educação Infantil
Arte

A aula de arte na Educação Infantil tem a proposta de desenvolver as várias formas de linguagem, enriquecendo o processo de comunicação e expressão.

Temos como objetivo fazer a criança refletir sobre sentimentos, emoções e significados, mobilizando-a de dentro para fora. A motivação e a criatividade merecem um destaque especial.

Buscamos caminhos para estimular o aluno a se encontrar consigo mesmo e a se relacionar mais profundamente e criativamente com as pessoas e os desafios do ambiente que o cercam.

Arte
Contos

Contar histórias é algo mágico e escutar é uma fonte de estímulos para o imaginário da criança, despertando sua criatividade.

Pensando na importância da história como contribuição do seu desenvolvimento, elaboramos uma aula específica, onde a criança tem a oportunidade de viver e sentir a magia de um bom conto, preparado cuidadosamente para sua faixa etária.

O aluno participa das aulas como co-autor e não simplesmente como mero receptor. Portanto, além de trabalhar histórias dentro de sala, a criança terá a cada quinze dias uma aula encantadora em uma sala montada especialmente para isso.

Contos
Folclore

A “Brinquedoteca” é um lugar que convida o aluno a explorar, sentir, experimentar, criar, imaginar...

Os alunos da Educação Infantil têm a oportunidade de frequentar esse local junto ao seu grupo, semanalmente.

É um momento que a criança tem de descontração, incorporando o folclore como disciplina, possibilitando o resgate da cultura e dos valores nacionais, bem como da sua própria infância.

Jogos e brincadeiras fazem com que as crianças reflitam, ordenem, organizem e reconstruam o mundo, manifestando de modo simbólico suas fantasias, desejos, medos e sentimentos.

Folclore
Natação

Mergulhe nos benefícios da natação, pois é um esporte completo e excelente para a saúde, independente da idade ou do nível de aprendizagem e pode fazer parte da vida da criança nos primeiros meses.

Na Educação Infantil, a atividade é praticada de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, visando adaptação com o meio líquido.

O esporte em si melhora a coordenação motora, equilíbrio, agilidade, força, etc., além de desenvolver habilidades psicomotoras como: lateralidade, percepção áudio-visual, noção espacial e temporal.

Nós seguimos uma sequência pedagógica dividida por níveis de adaptação, aprendizado e aperfeiçoamento dos quatro estilos (crawl, costas, peito e borboleta) nas cores de toucas: branca, verde, amarela, azul, vermelha e marrom.

As aulas têm sempre um caráter dinâmico, criativo, desafiador e interdisciplinar, visando a importância na interação social, autonomia e curiosidade de cada aluno.

Natação
Inglês

Os alunos da Educação Infantil têm contato com o idioma a partir do Maternal. As aulas são diárias e tem duração de 45 minutos. Os conteúdos são abordados de forma lúdica, com atividades gráficas e games.

O aprendizado se dá de forma natural, divertida e respeita os interesses de cada fase.

Nosso lema é “ Learn and Have Fun” (Aprenda e Divirta-se)!

Além do Aprendizado do idioma propriamente dito, apresentamos aos alunos as diferentes culturas, as festividades dos países de língua inglesa e proporcionamos atividades variadas que lhes permitam vivenciar situações reais na utilização do idioma.

Inglês
Dança

A dança é iniciada no Infantil II e é voltada para o desenvolvimento da graciosidade e consciência corporal através da música.

É uma aula que apura os sentidos dramáticos dando liberdade à imaginação, pois a dança estimula o raciocínio rápido e a coordenação perfeita, obtida pela autodisciplina consciente e desejada.

Dança
Música

A música na Educação Infantil tem uma forte ligação com o brincar. O lúdico atrai a criança.

Musicalizar brincando ao som do violão, bandinha rítmica e instrumentos confeccionados com os materiais recicláveis, apurando a criatividade e desenvolvendo acuidade auditiva através de diferentes ritmos.

A combinação brincadeira e música é perfeita para o desenvolvimento musical do aluno e faz com que ele se a relacione com o meio em que vive com maior facilidade.

Música
Educação Física

A Educação Física é uma disciplina que se caracteriza por trabalhar o ser humano nos seus movimentos mais amplos, compreendendo assim seu corpo e obtendo autoconfiança necessária para sua autonomia.

Na Educação Infantil, a aula proporciona a criança vivência motora e promove à integração e socialização dos alunos.

É um momento lúdico e descontraído para nossos pequenos.

Educação Física
Futebol

A aula de futebol na Educação Infantil visa a melhora de todas as capacidades motoras e cognitivas, além da consciência corporal e espacial.

É um momento de trabalhar também o estímulo de cooperação entre equipes, socializando nossos pequenos.

Educar através do esporte é um dos nossos objetivos.

Futebol
Minimaternal

A criança está apta a ingressar no minimaternal a partir dos 16 meses e possuindo a marcha equilibrada. Neste momento o aluno tem as seguintes necessidades:

  • Ampliar sua socialização;
  • Desenvolver seu vocabulário;
  • Explorar o espaço físico.

Nossa escola atinge os objetivos acima, a partir da valiosa área verde e o rico espaço físico, executando várias atividades lúdicas que favorecem o desenvolvimento desta faixa etária, pois na maior parte do tempo propomos atividades pedagógicas colocando-as em contato com a natureza.

Mini Maternal
Maternal

A criança está apta a ingressar no Maternal completando três anos até 30/06 do período letivo. Neste momento o aluno tem as seguintes necessidades:

  • Desenvolver a orientação espacial;
  • Desenvolver o esquema corporal;
  • Desenvolver a coordenação motora (dinâmica geral);
  • Ampliar seu vocabulário.

Nossa escola continua utilizando o espaço físico para atender os desejos e as necessidades das crianças desenvolvendo atividades lúdicas, caminhando gradativamente do concreto para o abstrato. Inserimos nesse nível, a utilização do material gráfico do Sistema de Ensino UNOi.

Maternal
Infantil I

A criança está apta a ingressar no Infantil I completando quatro anos até 30/06 do período letivo. Neste momento o aluno tem as seguintes necessidades:

  • Desenvolver a percepção;
  • Explorar o esquema corporal;
  • Desenvolver a coordenação motora (fina);
  • Enriquecer seu vocabulário;
  • Desenvolver a escrita do nome.

Mantendo um contato diário com a natureza através das propostas pedagógicas, os alunos vão fazendo suas primeiras experiências significativas, construindo seu próprio aprendizado de forma prazerosa, levando-os a atingir os objetivos propostos para a faixa etária.

Infantil 1
Infantil II

A criança está apta a ingressar no Infantil II completando cinco anos até 30/06 do período letivo. Neste momento o aluno tem as seguintes necessidades:

  • Desenvolver percepção visual e auditiva;
  • Estruturar desenhos (ampliar criatividade);
  • Desenvolver habilidades motoras.

Atendendo as necessidades desta fase e promovendo a valorização da auto-estima, transmitindo confiança e segurança aos nossos alunos, vamos propondo atividades diversificadas na área externa através de vivências que ampliam a interação do grupo.

A partir desta proposta pedagógica sentimos nossos educandos ampliarem seus conhecimentos tornando-os aptos para uma alfabetização.

Infantil 2