O ensino infantil no Grupo Miudinho Segmento tem como principal objetivo auxiliar a criança pequena a adquirir certas atitudes, hábitos e conhecimentos que favorecem a conquista de sua autonomia.

Navegue pelo menu e saiba mais:

  • FUNDAMENTAL I
  • FUNDAMENTAL II
  • AULAS EXTRAS

Navegue pelo menu e saiba mais:

  • NATAÇÃO
  • DANÇA
  • EDUCAÇÃO FÍSICA
  • FUTEBOL
  • KARATE
  • INGLÊS
  • MÚSICA
  • ARTE
  • TECNOLOGIA
  • TEATRO
Aulas Extras - Ensino Fundamental
Aulas Extras
Aulas Extras - Ensino Fundamental
Natação

Ensino Fundamental I

Mergulhe nos benefícios da natação, pois é um esporte completo e excelente para a saúde, independente da idade ou do nível de aprendizagem.

A natação melhora a capacidade cardiorrespiratória, fortalece a musculatura, auxilia na queima de calorias, além de desenvolver habilidades psicomotoras como: noção espacial, ritmo, flexibilidade, velocidade, agilidade e equilíbrio.

É uma atividade exclusiva para alunos da escola, levando sempre em consideração o respeito a idade e a individualidade de cada um.

Nós seguimos uma sequência pedagógica dividida por níveis de adaptação, aprendizado e aperfeiçoamento dos quatro estilos (crawl, costas, peito e borboleta) nas seguintes cores de toucas: branca, verde, amarela, azul, vermelha e marrom.

As aulas no Ensino Fundamental I têm um caráter desafiador, dinâmico e interdisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento do ser humano integral, nos aspectos cognitivos, emocional e social.

Natação
Dança

A dança no Ensino Fundamental I proporciona arte do movimento e da expressão na qual a estética e a musicalidade estimulam o raciocínio rápido e a coordenação perfeita obtida pela autodisciplina consciente e desejada.

A aula confere uma sólida base ao futuro bailarino e artista que queira seguir carreira.Aos demais dá conhecimentos, compreensão e apreciação geral de: música, arte, expressão dramática e história.

“É uma necessidade do ponto de vista educacional e cultural”

Dança
Educação Física

A Educação Física é uma disciplina que se caracteriza por trabalhar o ser humano nos seus movimentos mais amplos, compreendendo assim seu corpo e obtendo auto-confiança necessária para sua autonomia. No Ensino Fundamental I e II, o aluno desenvolve habilidades físicas, respeito e socialização, trabalhando diversas modalidades.

A principal função das aulas é proporcionar aos alunos condições de saúde e qualidade de vida.

Educação Física
Futebol

O futebol no Ensino Fundamental I é um momento de introdução dos fundamentos da modalidade, respeito às regras e adversários e melhora do condicionamento físico.

Através de jogos reduzidos e exercícios estruturados os alunos aumentam e enriquecem seu repertório motor, valorizando o trabalho em equipe.

Futebol
Karatê

O Karatê é uma arte marcial que além de treinar o físico, busca o controle das emoções, aliando a beleza e harmonia dos movimentos.

Para o Ensino Fundamental I esse esporte tem como objetivo principal incentivar a prática esportiva e contribuir com a educação comportamental, baseando-se em princípios como: caráter, fidelidade, esforço, respeito e autocontrole.

Além dessas contribuições, o Karatê proporciona outros benefícios tais como: autoconfiança, disciplina, equilíbrio, empenho, força e fortalecimento físico.

Karatê
Inglês

Atualmente, o aprendizado do inglês para adolescentes não é mais visto como um diferencial, mas sim como um pré-requisito àqueles que visam um futuro de sucesso. Tecnologias cada dia mais avançadas, presentes em nosso cotidiano, como internet, MP3, Ipods, entre outras, requerem um conhecimento mínimo do idioma. Isso sem falar da TV a cabo e das músicas, cujo conteúdo é basicamente em inglês.

Dessa forma, o idioma é fundamental em curto prazo, para as necessidades diárias e, em longo prazo, para ingressar em bons cursos de graduação, pós-graduação e no mercado de trabalho.

Nossas aulas são baseadas em situações pertinentes à faixa etária, destacando as preferências dos adolescentes como meio de introduzir conceitos e práticas necessárias ao aprendizado.

O método adotado valoriza as quatro habilidades: leitura, escrita, compreensão auditiva e prática oral. Oferece ao aluno a oportunidade de praticar todas elas dentro e fora da sala de aula.

Inglês
Música

A aula de música no Ensino Fundamental I tem a finalidade e responsabilidade de alfabetização musical. São utilizados jogos musicais e flauta doce para desenvolver e sensibilizar através de dinâmicas a consciência da musicalidade apurando a criatividade.

A música desenvolve potencialidade e a capacidade dos seres humanos se relacionarem através dessa linguagem universal.

Música
Arte

Para o Ensino Fundamental I e II, os conteúdos em Artes Visuais a serem ensinados e aprendidos na escola formam um vasto leque, na qual a diversidade coincide com a própria Arte produzida ao longo da história nas diferentes culturas.

Pensando nisso, as aulas de Arte fazem parte da grade curricular, somando assim, duas aulas de arte semanais. Nosso objetivo é fazer com que o aluno alcance o equilíbrio intelectual, cultural e emocional, através do ato criador em atividades diferenciadas dentro dos projetos desenvolvidos ao longo do ano. Por que a arte é importante na educação?

Teoricamente, para nos fazer transparecer as cores, os movimentos, os sons e a expressão da alma em busca da sua existência. Independente da sua forma, as linguagens da arte estão dentro de nós e ao nosso redor.

Arte
Tecnologia

Em virtude do avanço tecnológico, ao qual a sociedade está sujeita, e da forte influência que, em especial, o computador exerce no processo ensino-aprendizagem, é importante propiciar ao estudante a familiarização com essa ferramenta, que se faz praticamente indispensável no gerenciamento de informações e na construção de conhecimentos.

Tendo em vista a importância da tecnologia no dia-a-dia, estaremos aproximando a criança desse universo que ao longo de sua vida escolar será instrumento de trabalho.

Por meio do computador, o aluno entra em contato com programas complementares ao trabalho desenvolvido em sala de aula, nas diferentes disciplinas.

Através da manipulação de diversos softwares, mais tarde, os educados encaram com naturalidade o ambiente digital.

Tecnologia
Teatro

O teatro é uma forma de autoconhecimento, pois nos ajuda a compreender e descobrir o meio, as pessoas com que nos relacionamos e o mundo como um todo.

O foco principal do teatro está no ser humano (aluno), sua existência e seu relacionamento com a vida. O teatro é algo mágico que expressa significados e sentimentos.

Nosso objetivo das aulas de teatro no Ensino Fundamental I e II é fazer com que nossos alunos tenham a oportunidade de viver tudo isso sem medo.

É um momento de se soltar, se conhecer, se expressar, se testar, conhecer limites, trabalhar em grupo, compartilhar conhecimentos, imaginar e principalmente criar.

O teatro é a criação da experiência de vida.

Teatro
Ensino Fundamental I

Ao ingressar no Ensino Fundamental I (1° ao 5° Ano), o aluno inicia uma nova etapa de seu aprendizado e deverá assumí-la com maior responsabilidade, disciplina, organização e concentração.

Diante da nova proposta pedagógica apresentada, através do material didático, ele tomará contato com o conhecimento produzido historicamente pelo homem e, ao mesmo tempo, irá apropriar-se dele através de um processo sócio-interacionista realizado em sala de aula, com os professores atuando como mediadores entre os alunos e os objetos do conhecimento.

As descobertas e as experiências individuais e coletivas são valorizadas por meio de jogos, brincadeiras e atividades envolventes, que estimulam o ato de pensar.

Com essa técnica, os professores introduzem os conteúdos de forma dinâmica e agradável utilizando, principalmente, a rica área verde existente, onde a fauna e a flora favorecem a participação ativa e reflexiva dos alunos.

Ensino Fundamental 1
Ensino Fundamental II

A proposta da nossa escola para o Ensino Fundamental II (6° ao 9° Ano), baseia-se em três perspectivas teórico-metodológicas contemporâneas: interacionismo, interdisciplinaridade e pensamento complexo.

Com uma equipe de professores especialistas nas diversas áreas que compõe a grade, os profissionais atuam como mediadores e promotores de sequências eficazes de ensino e faz-se necessária entre outras contribuições, sua consciência de contexto de aprendizagem em que se inserem.

O aluno por sua vez contribui com suas funções cognitivas e efetivas para construir os próprios conhecimentos por meio das relações intra e interpessoais. Por meio de troca e consigo próprio, o aluno internaliza saberes, papéis e funções pessoais.

Ensino Fundamental 2